sábado, 26 de setembro de 2009

A mente do milionário

Eu sei bem que este título é um bocado enganador. Tenho andado a ler ultimamente com múltiplos sentimentos um livro do Thomas J Stanley, “The Millionaire Mind”, o percursor do aclamado “The Millionaire Next Door”. É basicamente uma reescrita do TMND mas com mais detalhes e estatísticas, tentando descrever a mente de um típico milionário. Um ponto que não gostei foi o facto de todos os milionários serem homens de fé e de passarem a vida a trabalhar 60-80 horas por semana, como podem ver, é um bocado chato e contra a filosofia deste blog. Contudo, muitos reformam-se cedo vendendo o seu negócio ou acumulando dinheiro. Ao ler o livro fica latente os factores de sucesso destas pessoas, muitas começaram desde cedo a trabalhar, enquanto estudavam no secundário ou na faculdade, mais tarde acabaram por abrir um negócio relacionado com um dos seus empregos anteriores.
Características da mente de um milionário

  • Expõem-se ao risco financeiro
A habilidade de arriscar dinheiro em investimentos, tendo em conta um retorno considerável, é uma actividade bastante comum nos ricos. A maior parte dos milionários tem o seu próprio negócio e investe forte nele. É mais seguro investir no nosso próprio negócio, em vez da bolsa, onde estamos a investir na empresa de outros e não temos qualquer poder de decisão.
  • Vivem a baixo dos seus meios
Não consomem muito, guardam o que podem. Muita raramente compram mobília nova ou sapatos novos, em vez disso, compram produtos com grande durabilidade e mandam arranjar. Uma boa mobília pode durar séculos e inclusive valoriza, nunca pensei que a mobília pudesse valorizar, é uma área que vou ter que pesquisar .
  • Escolhem a mulher / marido ideal
Esta também é uma decisão importante, pois um divórcio pode destruir a fortuna de um milionário. Note-se também que as mulheres da maior parte dos milionários não trabalham e são domésticas. Grande parte dos milionários tem casamentos que já duram 20 ou 30 ano, em média tendem a sobrevir muito mais.
  • Trabalho árduo
A maior porte dos milionários não são extremamente inteligentes, acreditam que o trabalho duro é mais importante que uma educação superior. As únicas pessoas com grande quociente de inteligência que chegam a milionárias são, se não tiverem a urgência consumista, médicos e engenheiros, basicamente o topo salarial da sociedade . Há muito mais probabilidade de um empresário vulgar enriquecer.
  • Estiveram sempre sujeitos ao risco
Desde novos a maior parte dos milionários estiveram sujeitos ao risco, desemprego, morte de parentes e situações caricatas foram o que impulsionaram estes homens para o sucesso. No livro há uma história interessante de uma pessoa que era tão má na escola que teve de se contratar a si mesmo, agora é um decamilionário reformado.
  • Vivem com grande ênfase na integridade
Ser honesto e sincero é muito importante para que haja confiança nos seus negócios. A integridade é sempre posta em causa diariamente quando se está à frente de qualquer negócio.
  • Têm a capacidade de ignorar os críticos
Os milionários aprenderam desde novos a ignorar os críticos, os vulgo, “bota abaixo”. Estas pessoas é que, em certa forma, foram o combustível para o seu grande sucesso.
  • São líderes
Só é líder quem sabe mandar em si próprio e tem a disciplina necessária para estar à frente de um negócio com sucesso.
  • Amam o que fazem
Engane-se ao pensar que a maior parte dos milionários esbarrou na sua função amada como por magia. O livro reporta que só depois de muito procurar, os milionários descobriram a sua paixão por acaso, e aprenderam a amá-la.
  • Ostentam inteligência criativa
Grande parte dos milionários não estão em sectores vulgares, mas sim em sectores que descobriram e agora exploram de forma única.
Conclusão : Vou a metade do livro, é um bocado repetitivo e por vezes contraditório. Por um lado diz que é benéfico investir no nosso próprio negócio, por outro lado devemos investir na bolsa, então em que ficamos ? Claro que há sempre a possibilidade das empresas dos outros cresceram mais que a nossa. Ainda relacionado com a bolsa, há uma história impressionante no livro sobre um vulgar motorista que ganhava muito pouco. Pouco depois de casar teve dois filhos, mais tarde reparou que os seus filhos tinham uma inteligência fora do normal, decidiu então, mais a mulher acumular o suficiente para colocar os seus dois filhos em colégios e faculdades privadas de forma a tornarem-se médicos. Eventualmente os filhos formaram-se nas faculdades mais prestigiadas da América e os seus pais reformaram-se com 3 milhões de doláres, isto depois de ter pago por completo a educação dos seus filhos. A pergunta curiosa agora é como .. ? Simples, como o motorista tinha muitas horas vagas começou a ler livros de investimentos em imobiliário e bolsa de forma a garantir a educação dos seus filhos, por outro lado os seus colegas motoristas ou passavam o tempo a ler jornais de desporto ou a jogar às cartas.

0 comentários:

Enviar um comentário

"Comentem"