
Cá estamos nós mais uma vez a abordar uma das temáticas mais polémicas de todos os tempos. Recentemente a TVI surgiu com um novo programa televisivo, no qual apresenta a médium Anne Germain que alegadamente consegue comunicar com os mortos. Mas será que isto é mesmo verdade ou estaremos nós perante mais uma farsa? A resposta está nos parágrafos que se seguem e prepare-se pois ela pode surpreendê-lo…
Não é novidade que nós aqui por terras dementes não gostamos dos médiuns, o Sérgio já nos fez o favor de explicar detalhadamente o que acontece neste mundo do oculto e tal como em muitas coisas na vida, nem tudo é o que parece. Primeiro deixe-me esclarecê-lo que nós sabemos do que falamos, tanto o Sérgio como eu próprio estivemos durante anos ligados à industria do entretenimento, como tal conhecemos todos os truques e manhas e é muito difícil sermos enganados…
Nesta última semana têm sidos muito aqueles a questionarem-me sobre a veracidade do tal programa da TVI chamado “Depois Da Vida” no qual uma médium comunica com os mortos. Decidi então hoje ver o tal programa para tirar as minhas conclusões, mas confesso que não precisei de muito tempo, pois assim que ele começou percebi que estava perante mais uma especialista em Cold Readings ou em português “Leitura Fria“…
Agora algumas pessoas perguntam: Mas isso é algum poder sobrenatural? A resposta é NÃO caros leitores, na realidade a médium que todos vimos na televisão não comunica com os mortos, ela limita-se a fingir que comunica. Não me diga que ficou chocado com esta conclusão? Ainda acredita que Anne Germain consegue comunicar com os mortos? Então continue a ler o artigo que provavelmente vai mudar de ideias…
A “Cold Reading” não é novidade nenhuma, trata-se de uma técnica utilizada por médiuns um pouco por todo o mundo há muito tempo. Mistura técnicas de manipulação; sugestão; lógica; observação; discurso e por vezes até hipnotismo, que quando bem utilizadas são quase infalíveis. De facto um mestre em “Cold Readings” consegue com uma enorme eficácia descobrir segredos da nossa vida sem que aparentemente nós tenhamos revelado nada. Esta é de resto a beleza da técnica e é também por isso que os mediúns recorrem a ela…eles não são burros…
Desenganem-se aqueles que julgam que o ser humano pode comunicar com os mortos, nós efetivamente vivemos numa sociedade idiota, de mitos estúpidos e sem qualquer lógica, mas a verdade é que nós alimentamos esses mesmos mitos porque sentimos a necessidade de acreditar em algo. É esta predisposição que nós temos para acreditar no impossível, que faz como que sejamos constantemente enganados. No que diz respeito aos médiuns, estamos perante aquilo que eu gosto de chamar de “esquema perfeito“, porque mesmo depois das pessoas serem enganadas e depois de alguém lhes explicar como elas foram enganadas, elas continuam a acreditar!!!! O que não deixa de ser no mínimo hilariante…
Vamos a factos, porque como se costuma dizer “contra factos não há argumentos“. Tenho para si um vídeo que já foi apresentado aqui noDementia há algum tempo atrás, o seu protagonista chama-se Derren Brown, um talentoso mentalista que não tem poderes absolutamente nenhuns e já provou por diversas vezes que os médiuns são de facto uma farsa! O que está prestes a ver foi precisamente o mesmo que aconteceu na TVI, a única diferença é que aqui você sabe que o médium é mesmo um vigarista, mas as pessoas do público não fazem ideia do que se passa e nem suspeitam que vão ser enganadas…
A actuação de Darren é tão convincente que as pessoas com quem falou ficaram a acreditar que ele consegue comunicar com os mortos, você poderá ver como ele acerta em detalhes sobre as vidas destas pessoas de forma notável e tudo graças a uma leitura fria…
Já viu o vídeo? Agora ainda acredita que Anne Germain fala com os mortos? Não se deixe enganar, ela é de facto uma perita em “leituras frias” e notei que possui uma capacidade notável de observação, mas nada mais do que isso. Tudo o resto, a forma como a conversa é guiada, os truques simples do mentalismo estão lá todos presentes, aliás não existem semelhanças óbvias entre a sua leitura e a de Derren Brown? A sério são tão óbvias que só alguém extremamente obtuso não repara nelas…
Caro leitor, o “Depois Da Vida” é um programa muito bonito, mas infelizmente estamos perante mais uma farsa. É tão fácil reconhecer uma “cold reading” clássica que de certa forma até fico surpreendido com as pessoas que acreditam nisto….
1 comentários:
realmente é tudo uma perfeita mentira. uma pessoa que eu conheço e que por acaso até é famosa no mundo do espectáculo e da música foi convidada para ir a esse programa, e não se tratava apenas de leitura fria por parte de Anne Germain, a minha amiga teria mesmo que fingir tudo aquilo. Obviamente ela recusou.
Enviar um comentário
"Comentem"