quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Epoca Natalicia

Bom, seja lá como for, o Natal tem vários símbolos tradicionais que adornam a decoração nas casas de praticamente todo mundo nesta época do ano. O mais tradicional deles é a árvore de Natal.


Eureka! Ho, ho ho!

Tudo indica que a tradição de montar as árvores começou em 1530, com Martinho Lutero. Enquanto caminhava pela floresta, ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e emoldurados pelas estrelas no céu (que romântico!). Aí, quando chegou em casa, quis reproduzir tal cena e dividir com a família. Foi então que Martinho Lutero montou a primeira árvore de Natal da história.

Os presépios, que representam o cenário do nascimento de Jesus, também são muito tradicionais nesta época. Eles sempre trazem uma manjedoura, alguns animaizinhos, os reis Magos, Maria e José, e, claro, o menino Jesus. Quem deu início à tradição de montar presépios foi São Francisco de Assis, no século XIII.

Eureka! Ho, ho ho!

Apesar de a comemoração ser em função do nascimento de Cristo, o personagem principal dessa festa é o Papai Noel. A figura desse ser rechonchudo é inspirada no bispo Nicolau, que costumava ajudar as pessoas pobres deixando saquinhos com moedas perto das chaminés das casas. Até o século XIX, Papai Noel era representado com roupas marrons ou verdes escuras. Cansado daquela mesmice, o cartunista alemão Thomas Nast criou a imagem que, hoje, todos temos do bom velhinho: roupas vermelhas e brancas.

Eureka! Ho, ho ho!

Além disso tudo, tem também as guirlandas nas portas, um monte de luzinhas piscando nas janelas, os bonecos de neve com nariz de cenoura (meus preferidos!) e muitos outros símbolos natalinos. Se você não decorou sua casa ainda, corre! Ainda dá tempo!

Eureka! Ho, ho ho!

0 comentários:

Enviar um comentário

"Comentem"