Escolhas profissionais não dependem da personalidade
Estudo realizado na Universidade de Cádiz
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Dois em três estudantes não sabem que carreira escolher |
“Os dados mostraram-nos que não há uma relação significativa entre a escolha do curso universitário (vocação) e traços de personalidade. Os questionários foram considerados como informação relevante para o processo de orientação para a escolha da carreira”, disse ao Serviço de Informação e Notícias Científicas (SINC) Manuel Antonio García Sedeño, investigador principal do estudo e docente em Psicologia Evolutiva e da Educação, na Universidade de Cádiz.
Os participantes do estudo foram seleccionados ao longo do ano lectivo 2004-2005 aleatoriamente por um professor na província de Cadiz. No total, 735 estudantes de educação secundária obrigatória, dos quais 371 eram do sexo masculino (50,5 por cento) e 364 mulheres (49,5 por cento), entre os 17 e 20 anos.
Para descobrir a vocação dos alunos usou-se o questionário 'Kuder-C’ – que avalia interesses profissionais dentro de dez áreas diferentes: científica, mecânica, literária, artística, persuasiva, musical, administrativa, assistência social, aritmética e “fora de portas”. Também foi usado o Cattell, que avalia a factores da personalidade para obter resultados relacionados com habilidade de liderança e criatividade, assim como flutuações na motivação.
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Alunos responderam a questionários para saber vocação |
“Dois entre três jovens com idade para iniciar a universidade não faz a menor ideia de que curso deve seguir, e, por isso, é que se devem usar ferramentas de orientação”, explicou García Sedeño.
Arte não é convicção
Os dados recolhidos mostraram que o sexo dos indivíduos “não é uma variável importante entre os traços de personalidade e os tópicos preferidos num curso universitário”. Os investigadores relacionaram extroversão com mecânica, aritmética e persuasão. Mas, por outro lado, fortes convicções são vistas como um factor negativo no campo artístico.
A equipa concluiu que aqueles que mostraram traços de independência reagem negativamente ao trabalho persuasivo e em mostrar interesse pela assistência social. Várias teorias no desenvolvimento de uma carreira profissional foram revistas e classificadas segundo conceitos de ‘maturidade profissional’ (capacidade de decisão sobre a vida em geral e a carreira em particular) e ‘relevância’ (o valor atribuído ao papel que cada indivíduo desempenha na sua vida). Este estudo está integrado numa série de projectos de orientação profissional e motivação na Universidade de Cádiz
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